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Ferramentas da Qualidade

4 anos atrás

Neste artigo resolvi escrever sobre as ferramentas da qualidade que frequentemente utilizamos na resolução de problemas, sejam eles do segmento industrial ou de serviços. Muitas vezes grandes problemas podem ser resolvidos através da aplicação de ferramentas simples, mas eficientes.
 
As ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas com a finalidade de definir, …

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Histograma

4 anos atrás

O histograma é um eficiente método gráfico para descrever a distribuição dos dados.
 

Figura 1 – Exemplo de um histograma de temperatura. Fonte: O autor (2019)
 
Entretanto, uma amostra grande suficiente (> 50 pontos) é requerida para mostrar a distribuição efetivamente.
 
Primeiramente os dados são divididos em intervalos chamados bins (caixas). O número …

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Folha de controle para coleta de dados

4 anos atrás

No estudo da distribuição de um item de controle de interesse associado a um processo, geralmente são utilizados histogramas.
 
No entanto, coletar e registrar um grande volume de dados para, posteriormente, construir um gráfico que represente a distribuição dos dados obtidos é uma duplicação de esforços bastante trabalhosa.
 
Esse problema pode ser …

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Causas comuns e causas especiais de variação

4 anos atrás

 Princípios básicos do controle estatístico de processo – Causas comuns e causas especiais de variação
 
Em qualquer processo de produção, independentemente de quão bem projetado ou cuidadosamente mantido ele seja, uma certa quantidade de variabilidade inerente ou natural sempre existirá.
 
Essa variabilidade natural ou “ruído de fundo” é o efeito cumulativo de …

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Controle Estatístico de Processo – CEP

4 anos atrás

O objetivo maior do controle estatístico de processo é detectar rapidamente a ocorrência de causas atribuíveis nas mudanças de processo, de modo que a investigação do processo e a ação corretiva possam ser realizadas antes que muitas unidades não conformes sejam fabricadas (MONTGOMERY, 2013).
 
O controle estatístico de processo monitora os …

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Gráfico de Pareto

4 anos atrás

Na maioria das vezes não se pode atuar em todos os defeitos ou problemas de um determinado processo ou serviço, sendo necessário utilizar ferramentas de priorização como o gráfico de Pareto.
 
De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2009) o gráfico de Pareto é uma técnica relativamente direta, que envolve classificar …

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Diagrama de concentração de defeitos

4 anos atrás

Conforme comentei no artigo sobre o diagrama de dispersão, ele é uma ótima ferramenta da qualidade para ser aplicada nos problemas onde deseja-se conhecer as relações potenciais entre duas variáveis.
 
No entanto, em alguns casos a localização do problema ou defeito é importante e um diagrama de concentração de defeitos pode …

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Diagrama de dispersão

4 anos atrás

Em alguns problemas deseja-se conhecer as relações potenciais entre duas variáveis. O diagrama de dispersão é um gráfico útil para a identificação dessas relações.
 
Os dados são coletados aos pares sobre as duas variáveis (yi, xi) para i = 1, 2, …, n. Assim, yi é plotado versus xi. A forma …

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Uso do diagrama de Ishikawa para iniciar a melhoria de um processo

4 anos atrás

Muitas vezes profissionais experientes acabam se enroscando diante de alguns problemas complexos que aparecem em seus processos, sejam eles de manufatura ou serviços, por deixarem de lado um conceito básico.
 
Esses profissionais esquecem de avaliar o relacionamento causa-efeito.
 
E são frequentes as perguntas: Como resolverei esse problema? Como poderei melhorar esse processo?
 
Bem, na minha …

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Estratégia Gerencial para Melhoria de Processos

4 anos atrás

A globalização da economia mundial é também fator determinante para a busca constante de aumento de produtividade e redução de custo¹.
 
Os mercados estão cada vez mais abertos e a concorrência de países emergentes gera a necessidade de as empresas tornarem seus processos mais eficientes para assegurar sua sobrevivência e crescimento …

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Resolução de Problemas Complexos

4 anos atrás

Recentemente no relatório The future of Jobs do Fórum Econômico Mundial onde são listadas as competências profissionais mais exigidas pelo mercado  de trabalho foi apontado que em 2022 não menos que 54% de todos os funcionários exigirão um aumento significativo na qualificação e requalificação e a competência de resolução de …

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O que é Lean Seis Sigma?

4 anos atrás

É engraçado como algo como o Lean Seis Sigma, que é construído sobre o argumento de redução de desperdício e variação, pode causar tanto desperdício de tempo entre muitos especialistas que têm uma grande variabilidade na forma de como eles o definem. Obviamente que não sou dono da verdade, mas …

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