fbpx

Categoria: Blog

Gráfico de Pareto

Marcelo Toledo • 3/01/2020 • 4 anos atrás

Na maioria das vezes não se pode atuar em todos os defeitos ou problemas de um determinado processo ou serviço, sendo necessário utilizar ferramentas de priorização como o gráfico de Pareto.

 

De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2009) o gráfico de Pareto é uma técnica relativamente direta, que envolve classificar os itens de informação nos tipos de problemas ou causas de problemas por ordem de importância.

 

A análise de Pareto é baseada no fato que frequentemente poucas causas explicam a maioria dos defeitos.

 

O gráfico de Pareto foi originariamente criado para estudar as perdas na indústria, organizando-as por ordem de frequência, da mais frequente para a menos frequente.

 

Dessa forma, esse gráfico estabelece prioridades em que as causas das perdas devem ser resolvidas, podendo também ser utilizado em serviços e na implantação de melhorias (VIEIRA, 2014).

 

 Um exemplo do gráfico de Pareto para identificação das principais causas de devolução de produtos em uma indústria é ilustrado na figura 1.

 

Gráfico de Pareto

 

Figura 1 – Exemplo do gráfico de Pareto. Fonte: O autor (2019)

 

A partir da identificação das principais causas de um problema, essas causas precisam ser analisadas para identificar o que as ocasionaram. Uma das ferramentas utilizadas para esse fim é o diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa.

 

Como construir um gráfico de Pareto?

 

Diversos softwares podem ser utilizados para construir um gráfico de Pareto. Os dois mais utilizados são o Microsoft Excel® e Minitab®. Neste artigo irei mostrar um exemplo usando o software Minitab®.

 

No Minitab®, fazer conforme mostra a figura 2 abrirá a caixa de diálogo da figura 3.

 

Figura 2– Seleção do gráfico de Pareto no Minitab

 

Figura 3 – Configurando os dados do gráfico de Pareto

 

No campo “Defeitos dados de atributo em:” selecione os dados da coluna “motivo da devolução” e no campo “Frequências em:” selecione os dados da coluna “Quantidade devolvida”. Em seguida clique em “OK” para gerar o gráfico da figura 4.

 

Figura 4 – Gráfico de Pareto do motivo de devolução

 

Referências

 

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

VIEIRA, S. Estatística para a Qualidade. 3ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

 

Direitos autorais

 

MINITAB® e todas as outras marcas registradas e logotipos dos produtos e serviços da Empresa são a propriedade exclusiva da Minitab, LLC. Todas as outras marcas referenciadas permanecem como propriedade de seus respectivos proprietários. Acesse minitab.com para obter mais informações. Algumas informações contidas nesta publicação/livro são impressas com a permissão da Minitab, LLC. Todos esses materiais continuam sendo a propriedade exclusiva e de direitos autorais da Minitab, LLC. Todos os direitos reservados.

Salvo indicação ao contrário, todas as imagens foram criadas pelo autor. Quaisquer imagens adicionais ou conteúdo não criado pelo autor são usados com permissão e estão sob a propriedade de direitos autorais de seu respectivo proprietário.



Deixe seu comentário
© 2018 Lean Six Sigma Brasil. Todos Direitos reservados.
Desenvolvido por WF Multimídia