Na maioria das vezes não se pode atuar em todos os defeitos ou problemas de um determinado processo ou serviço, sendo necessário utilizar ferramentas de priorização como o gráfico de Pareto.
De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2009) o gráfico de Pareto é uma técnica relativamente direta, que envolve classificar os itens de informação nos tipos de problemas ou causas de problemas por ordem de importância.
A análise de Pareto é baseada no fato que frequentemente poucas causas explicam a maioria dos defeitos.
O gráfico de Pareto foi originariamente criado para estudar as perdas na indústria, organizando-as por ordem de frequência, da mais frequente para a menos frequente.
Dessa forma, esse gráfico estabelece prioridades em que as causas das perdas devem ser resolvidas, podendo também ser utilizado em serviços e na implantação de melhorias (VIEIRA, 2014).
Um exemplo do gráfico de Pareto para identificação das principais causas de devolução de produtos em uma indústria é ilustrado na figura 1.
Figura 1 – Exemplo do gráfico de Pareto. Fonte: O autor (2019)
A partir da identificação das principais causas de um problema, essas causas precisam ser analisadas para identificar o que as ocasionaram. Uma das ferramentas utilizadas para esse fim é o diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa.
Diversos softwares podem ser utilizados para construir um gráfico de Pareto. Os dois mais utilizados são o Microsoft Excel® e Minitab®. Neste artigo irei mostrar um exemplo usando o software Minitab®.
No Minitab®, fazer conforme mostra a figura 2 abrirá a caixa de diálogo da figura 3.
Figura 2– Seleção do gráfico de Pareto no Minitab
Figura 3 – Configurando os dados do gráfico de Pareto
No campo “Defeitos dados de atributo em:” selecione os dados da coluna “motivo da devolução” e no campo “Frequências em:” selecione os dados da coluna “Quantidade devolvida”. Em seguida clique em “OK” para gerar o gráfico da figura 4.
Figura 4 – Gráfico de Pareto do motivo de devolução
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VIEIRA, S. Estatística para a Qualidade. 3ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
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