As empresas adotam o Lean Seis Sigma com o propósito de melhorar drasticamente o desempenho da organização e superarem seus concorrentes, obtendo maior lucratividade e gerando mais valor para os acionistas.
Por exemplo, uma empresa que tem como meta, reduzir o percentual de sucata em 50% e aumentar a produtividade em 20% nos próximos 2 anos, poderá optar pelo Lean Seis Sigma como uma das principais estratégias para o alcance desse objetivo.
O Lean Seis Sigma é uma estratégia abrangente, poderosa e eficaz adequada para a solução de todos os tipos de problemas relacionados à melhoria de processos e produtos.
Com o Lean o negócio torna-se mais eficiente com a atuação no fluxo de valor reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade, enquanto reduz o lead time.
Já com o Seis Sigma a atuação é na redução da variabilidade melhorando a qualidade e a precisão em atender às necessidades cliente, tornando a empresa mais eficaz.
No entanto, é valido lembrar que o objetivo final do Lean Seis Sigma, não é reduzir desperdícios e variação, mas sim fazer o negócio ser bem-sucedido financeiramente.
O Lean Seis Sigma é adotado como uma estratégia de negócio, os projetos de melhoria e os resultados a serem alcançados são determinados a partir de métricas financeiras alinhadas ao planejamento estratégico da empresa.
Todos os setores-chave para a sobrevivência e sucesso futuros da empresa devem possuir metas de melhoria baseadas em métricas quantificáveis, que serão atingidas por meio de um esquema de execução por projeto.
Projetos esses conduzidos por especialistas do Lean Seis Sigma (Green Belts e Black Belts).
Os esforços para implementação do Lean Seis Sigma devem ser liderados pelo principal executivo da empresa, isto é, o Lean Seis Sigma deve ser implementado “de cima para baixo”, com um elevado comprometimento da alta administração da organização.
Outros elementos-chave do funcionamento do Lean Seis Sigma são a mensuração direta dos benefícios do programa pelo aumento da lucratividade da empresa, o foco na voz do cliente (satisfação) e a aplicação de um método de resolução de problemas, tipicamente o DMAIC, que é o método estruturado para o alcance de metas utilizado pelas equipes de projetos.
Os primeiros resultados surgem em um prazo de seis a oito meses após o início da implementação do Lean Seis Sigma. Já o tempo necessário para a consolidação da cultura Lean Seis Sigma na organização é de aproximadamente 18 a 24 meses.
Os principais resultados do Lean Seis Sigma estão em quatro áreas:
Nos dias de hoje, não há dúvidas de que o programa Lean Seis Sigma é uma estratégia de negócios que veio para ficar e se disseminar, não sendo apenas mais um modismo passageiro na área da qualidade.
Um número cada vez maior de organizações, industriais ou de prestação de serviços, têm adotado a metodologia, inclusive pequenas e médias empresas.
O fato das empresas que implantaram a metodologia Lean Seis Sigma em seus negócios demonstrarem impactos expressivos em qualidade e competitividade, com ganhos financeiros relevantes tem funcionado como incentivo para disseminação da metodologia pelo mundo.
Para todas: nacionais e estrangeiras, de pequeno e grande porte, industriais ou de serviços.
Para se tornar especialista em uma metodologia de resolução de problemas e melhoria contínua processos e serviços. O profissional capaz de analisar e solucionar problemas, liderar equipes, propor e implementar melhorias, executar projetos e trazer mais resultados para a empresa, é cada vez mais procurado pelas organizações.
Sim, a área de especialista em melhoria contínua cada vez mais ganha espaço nas empresas, e partindo do princípio que os problemas e a necessidade de melhoria para acompanhar as novas tendências e mudanças dos consumidores existem em todos os mercados, o especialista de melhoria atua nas mais diversas áreas em que se possa imaginar: comércio, serviços, manufatura, saúde, construção, marketing, etc.
Todos os anos as empresas precisam reduzir seus custos para compensar os aumentos dos fornecedores, dissídios, aumentos salariais e as reduções de custo exigidas pelos clientes, ou seja, por um lado as despesas aumentam e por outro lado, os clientes exigem redução de custo.
Dessa forma, é de extrema importância que as empresas disponham de estratégias de melhoria e resolução de problemas para alcançarem seus resultados.
Apoiando esse fato, recentemente no relatório The future of Jobs do Fórum Econômico Mundial onde são listadas as competências profissionais mais exigidas pelo mercado de trabalho foi apontado que em 2022 não menos que 54% de todos os funcionários exigirão um aumento significativo na qualificação e requalificação e a competência de resolução de problemas complexos aparece na lista das mais importantes.
Existem vários métodos de resolução de problemas, sendo os mais utilizados: MASP, 8D, PDCA, DMADV e DMAIC.
No Lean Seis Sigma tipicamente as ferramentas são aplicadas com o método conhecido como Definir-Medir-Analisar-Melhorar-Controlar (DMAIC – Define, Measure, Analyze, Improve, Control).
O treinamento de formação em Lean Seis Sigma é indicado para você profissional interessado em liderar equipes, executar e gerenciar grandes projetos de melhoria em sua empresa de acordo com a metodologia DMAIC, utilizando ferramentas de análise adequadas para projetos de maior complexidade, impulsionando os resultados dos seus processos e de sua carreira.
Este treinamento também é indicado para você, estudante empenhado em obter um diferencial curricular para ingressar no mercado de trabalho, e para você que com muito esforço conseguiu concluir sua formação profissional já inserido no mercado de trabalho; e agora deseja migrar para a sua área de formação, como por exemplo, operadores que se formaram em administração, engenharia, finanças, etc. e precisam se diferenciar dos demais para alcançarem suas objetivos.
Resumidamente temos:
As duas certificações mais procuradas dentro da metodologia Lean Seis Sigma apresentam diferenças relevantes, sobretudo no papel que os profissionais assumem após o curso.
Essenciais para o sucesso da metodologia como uma estratégia gerencial dentro da organização, os Green Belts possuem um nível de aprofundamento intermediário, estando sempre sob a orientação de um Black Belt.
Os Green Belts são os profissionais responsáveis pelo dia a dia do projeto, coletando dados, informações e realizando os testes. Normalmente dedicam entre 30 e 40% do seu tempo em atividades relacionadas ao Lean Seis Sigma e seus projetos são realizados dentro de sua área de atuação.
Diferentemente dos Green Belts, os Black Belts além de dominarem todos os processos envolvidos na metodologia, são os responsáveis por liderar equipes de profissionais Green Belts, vivendo a filosofia Lean Seis Sigma em todos os seus aspectos.
Também são responsáveis por orientar os Green Belts e desenvolvem de 3 a 4 projetos complexos durante o ano. Na maioria das empresas o Black Belt tem 100% do seu tempo dedicado a metodologia. São essenciais para o êxito implementação de um projeto Lean Seis Sigma em qualquer empresa.
Normalmente a duração do curso de Black Belt é o dobro do de Green Belt.
Durante o curso são realizados exercícios práticos e provas para avaliar o conhecimento obtido pelo candidato. Além disso, o aluno deve desenvolver um projeto Lean Seis Sigma (real ou simulado) para demonstrar, a partir da aplicação das ferramentas, que realmente está apto para aplicar a metodologia e trazer os ganhos esperados pela empresa.
Tipicamente os projetos levam entre 4 e 6 meses para serem concluídos. Alguns projetos dependendo da complexidade podem ser levar entre 6 e 12 meses para serem concluídos. Mas isso não deve ser uma regra, uma vez que projetos que demandam muito tempo tendem a desmotivar a equipe.
Para que os projetos não ultrapassem o tempo de execução ideal (máximo de 6 meses conforme sugerido pela ISO 13053) deve-se “quebrá-los” em projetos menores entre vários Green Belts e depois reuni-los em somente um grande projeto que integra todos os outros.
Quando você participa dos treinamentos em Lean Seis Sigma recebe um certificado de Formação por ter cumprido a carga horária exigida e por ter participado das atividades práticas; adquirindo todo o entendimento da metodologias e de suas ferramentas.
Entretanto, para obter a certificação, além de cumprir a carga horária exigida, você deve desenvolver e implementar um projeto em sua área, seguindo os critérios comprobatórios de efetividade em sua implementação. Para aqueles que não tem onde implementar um projeto, nós validamos o projeto simulado disponibilizado durante o curso.
A certificação de um projeto não é obrigatória. Porém, o aluno só poderá ser certificado como Green/Black Belt Lean Seis Sigma, se tiver um projeto de melhoria implementado e validado.
Os cursos reconhecidos pelo MEC têm exigência mínima de carga horária para certificação.
Instituições que ministram cursos Profissionalizantes não vinculados ao MEC, são amparados pela Lei nº 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e pelo Decreto 5154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Nossos treinamentos são com foco em resultados, capacitam os profissionais a implementar na prática os conhecimentos adquiridos, não sendo considerados como Graduação Superior, e sim profissionalizantes. sendo reconhecidos em todo território nacional para fins curriculares.
Nesse caso, o setor responsável pelo pagamento deve entrar em contato conosco para combinarmos a forma de pagamento e alinhar a emissão da nota fiscal.