A globalização da economia mundial é também fator determinante para a busca constante de aumento de produtividade e redução de custo¹.
Os mercados estão cada vez mais abertos e a concorrência de países emergentes gera a necessidade de as empresas tornarem seus processos mais eficientes para assegurar sua sobrevivência e crescimento no mercado¹.
Dessa forma, a utilização eficiente dos recursos da produção auxilia a empresa a se manter competitiva no mercado em que atua reduzindo seus custos de fabricação¹.
Todas as operações, não importa quão bem gerenciadas sejam, podem ser melhoradas.
Basicamente há duas importantes influências na maneira com que a empresa decide qual objetivo de desempenho requer atenção particular².
Como o propósito fundamental de operações é criar produtos e serviços que atendam às necessidades dos consumidores, as empresas deveriam se importar com o que os consumidores se importam².
Se os consumidores para um serviço ou produto se importam mais com a durabilidade do que com o tempo de entrega, então é para isso que a empresa deveria convergir seus esforços de melhoria.
Já os concorrentes determinam o nível de desempenho a ser atingido. Normalmente os concorrentes são referências para comparação em relação ao desempenho².
Em suma, as necessidades e preferências do consumidores, assim como o desempenho precisam ser ponderados em conjunto antes da priorização de qualquer melhoria.
Após determinar a prioridade de melhoria a empresa precisa considerar a abordagem ou estratégia que pretende utilizar para executar o processo de melhoria.
Tipicamente são usadas duas abordagens de melhoria²:
A estratégia baseada em inovação considera que o principal meio para melhoria é uma mudança grande e significativa na maneira como a empresa trabalha. Por exemplo, a instalação de um novo equipamento, novas tecnologias, grandes automações, etc.
Normalmente essas melhorias causam impactos repentinos e representam um degrau de mudança na prática, além de geralmente demandarem grandes investimentos.
Por outro lado, a estratégia de melhoria contínua adota a abordagem de sucessivos incrementos de melhoria, como os implementados pela metodologia Lean Seis Sigma.
O conceito de melhoria contínua implica literalmente processo sem fim, questionar repetitivamente e questionar novamente sobre a forma como os processos são realizados².
As organizações de sucesso possuem métodos padronizados e ferramentas desenvolvidas para melhorar suas saídas e valer-se das oportunidades que gerarão ganhos financeiros significativos³.
As empresas que implantaram a metodologia Lean Seis Sigma em seus negócios demonstram impactos expressivos em qualidade e competitividade, com ganhos financeiros relevantes. Tendo essa metodologia se mostrado uma estratégia gerencial para melhoria de processos extremamente eficiente.
As companhias de sucesso entenderam a importância de imprimir velocidade e reduzir o lead time de seus processos eliminando interrupções de qualquer tipo, fazendo com que o fluxo de valor siga suave e continuamente até o consumidor. Além disso, atuam fortemente na redução e no controle da variação de seus processos como forma de redução de falhas.
Ao abordar a variabilidade, o Lean Seis Sigma obtém resultados dificilmente obtidos com o uso de outras metodologias de melhoria contínua. Esses resultados frequentemente são apresentados em artigos de publicações internacionais (revistas e jornais) e em inúmeros artigos acadêmicos que apresentam estudos de caso da aplicação do Lean Seis Sigma nas mais variadas áreas.
O Lean Seis Sigma conta com a estatística para mensurar e controlar a variabilidade, porém as ferramentas e técnicas utilizadas não são novas, são as mesmas usadas pelos sistemas da qualidade a anos.
O que faz a diferença é a forma estruturada com que as ferramentas são utilizadas, tornando o Lean Seis Sigma uma estratégia abrangente, poderosa e eficaz, adequada para a solução de todos os tipos de problemas relacionados à melhoria de processos e produtos4.
Dessa forma, quando o Lean Seis Sigma é adotado como uma estratégia de negócio, os projetos de melhoria e os resultados a serem alcançados são determinados a partir de métricas financeiras alinhadas ao planejamento estratégico da empresa³.
Imagem de Myriam Zilles por Pixabay
Isso faz com que haja benefícios para todos os envolvidos. A empresa se beneficia financeiramente e com a melhoria da qualidade, os clientes também com melhores produtos e serviços e os empregados aumentam sua empregabilidade, moral, autoestima e o nível de conhecimento com o aprendizado da metodologia5. Todos esses benefícios fazem do Lean Seis Sigma uma ótima estratégia gerencial para melhoria de processos.