Estudos de caso de projetos de melhoria são uma ótima forma de aprendizado que habilita emocionalmente para execução de futuros projetos, identifica com precisão as lacunas de conhecimento, aprimora o processo de aprendizagem e mapeia as competências nas ferramentas Lean Seis Sigma.
Este estudo de caso Lean Seis Sigma é sobre um projeto implementado por uma companhia aérea para reduzir o tempo de realização do check-in e aumentar o nível de satisfação de seus passageiros.
O estudo foi dividido em 5 etapas, cada uma delas sendo uma fase do DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control).
Na etapa inicial temos uma breve descrição da fase de definição determinando a linha de base do projeto (baseline), os benefícios de sua implementação e seus objetivos.
A etapa seguinte ilustra a fase de medição com instruções detalhadas para o uso do Minitab® e geração da matriz experimental para a realização dos experimentos Taguchi.
A fase de análise é discutida na sequência e são determinados quais fatores escolhidos para os experimentos Taguchi são estatisticamente significativos e afetam a resposta de interesse (Y = Tempo de check-in).
Na fase de melhoria o processo é otimizado e são exibidas instruções detalhadas para o uso do Minitab® na execução de testes de hipóteses e análise de capacidade de processo que comprovam a melhoria.
Finalmente, a fase de controle é discutida e são determinados os limites de controle para implementação de uma carta Xbarra – S.