fbpx


Curso

FORMAÇÃO DE BLACK BELTS

Objetivos

 

Formar líderes em Lean Seis Sigma, na qualificação de Black Belt, para implementar as oportunidades de melhoria nos processos da organização. O curso de Formação de Black Belts visa qualificar as pessoas para liderar equipes, executar e gerenciar projetos Lean Seis Sigma de acordo com a metodologia DMAIC, utilizando ferramentas de análise adequadas para projetos de maior complexidade.

 

Carga horária

 

A carga horária do curso é de 136 horas. Para quem já é Green Belt, oferecemos o curso Formação de Black Belt – Upgrade de 68 horas.

 

Público alvo

 

Esse curso é para você, técnico, especialista, engenheiro, supervisor, coordenador e gerente, independente da área de atuação, que tem o desejo de liderar grandes projetos dentro de uma organização.

 

Este treinamento também é indicado para você, estudante empenhado em obter um diferencial curricular para ingressar no mercado de trabalho, e para você que com muito esforço conseguiu concluir sua formação profissional já inserido no mercado de trabalho; e agora deseja migrar para a sua área de formação, como por exemplo, operadores que se formaram em administração, engenharia, finanças, etc. e precisam se diferenciar dos demais para alcançarem suas objetivos.

 

Enfim, como Black Belt Lean Seis Sigma você terá a capacidade de resolver problemas de alta complexidade utilizando técnicas avançadas de análise estatística.

 

SEJA UM BLACK BELT LEAN SEIS SIGMA E IMPULSIONE SUA CARREIRA

 

O objetivo final do Lean Seis Sigma é fazer o negócio ser bem-sucedido, principalmente pela melhora do desempenho financeiro.

 

Nesse sentido, o profissional capaz de analisar e solucionar problemas, liderar equipes, propor e implementar melhorias, executar projetos e trazer mais resultados para a empresa, é cada vez mais procurado pelas organizações.

 

Mas infelizmente, sem um método estruturado para resolução de problemas e implementação de melhorias muitos profissionais se frustram no meio do caminho.

 

Pior ainda é a situação dos profissionais no início da carreira (estudantes) ou dos que desejam mudar de área (recém-formados que atuam em áreas diferentes de sua formação) e que precisam apresentar resultados satisfatórios para alcançarem seus objetivos ou provarem seu valor profissional.

 

COMPETÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

No dia a dia das empresas nos deparamos com muitos problemas que precisam ser resolvidos rapidamente.

 

Pode acreditar! Independente do segmento de mercado que você atua ou pretende atuar ou do porte de sua empresa, os problemas existem!!!

 

Entretanto, na contramão disso tudo, a competência de resolução de problemas está longe de estar bem desenvolvida entre nossos técnicos, engenheiros e gestores de todos os níveis.

 

Tristemente, a resolução de muitos dos problemas e execução de projetos de melhoria são baseados na experiência e nos “achismos”.

 

Por outro lado, isso abre grandes oportunidades para profissionais que sabem lidar com problemas de forma metódica, baseado em fatos e dados ao invés das tradicionais abordagens de tentativa e erro, exaustivamente comprovadas como ineficientes.

 

Ao mesmo tempo, recentemente no relatório The future of Jobs do Fórum Econômico Mundial onde são listadas as competências profissionais mais exigidas pelo mercado foi apontado que em 2022 não menos que 54% de todos os funcionários exigirão um aumento significativo na qualificação e requalificação e a competência de resolução de problemas complexos aparece na lista das mais importantes.

 

DIFERENCIAL NA CARREIRA

 

Em razão da importância de se estar preparado para o mercado de trabalho, o Lean Seis Sigma tornou-se um diferencial de carreira ao longo dos anos.

 

O Lean Seis Sigma é uma estratégia abrangente, poderosa e eficaz adequada para a solução de todos os tipos de problemas relacionados à melhoria de processos e produtos.

 

Ao reduzir o desperdício em um processo, o Lean pode ajudar um negócio a ser mais eficiente, o que normalmente é medido por um fluxo e produtividade melhorados (para pessoas, máquinas ou equipamentos).

 

Da mesma forma, o Seis Sigma pode ajudar uma empresa a ser mais eficaz, reduzindo a variação na saída de um processo, o que normalmente é medido pela melhoria da qualidade e precisão para atender às necessidades do cliente e pela redução de produtos não conformes.

 

O LEAN SEIS SIGMA NÃO É SOMENTE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA

 

O Lean Seis Sigma baseia-se em métodos testados e reais, que vem sendo utilizados a décadas. As ferramentas são tipicamente aplicadas com um modelo simples para melhoria de desempenho, conhecido como Definir-Medir-Analisar-Melhorar-Controlar (DMAIC – Define, Measure, Analyze, Improve, Control).

 

Resumidamente: Inicialmente é definido o objetivo da atividade de melhoria (definir), em seguida o sistema existente é medido (medir), depois o sistema é analisado para identificar maneiras de eliminar a distância entre o desempenho atual do sistema ou processo e o objetivo desejado. Feito isso, o sistema é melhorado (improve) e depois o novo sistema passa a ser controlado (controlar).

 

O DMAIC PODE SER UTILIZADO EM INÚMERAS SITUAÇÕES

 

  • Resolver problemas complexos e estratégicos, sem solução conhecida;
  • Resolver problemas de maneira coletiva;
  • Atender as necessidades reais do negócio e dos stakeholders;
  • Diminuir os riscos da implementação;
  • Trabalhar o pensamento analítico e inovação;
  • Gerar exposição pessoal de talentos (realizando projetos de sucesso);
  • Maximizar a visão de negócio dos líderes e membros de projeto.

 

As ferramentas utilizadas e muitos dos métodos aplicados são conhecidos dos profissionais da qualidade, mas a estruturação do programa e o foco na redução de desperdícios e da variabilidade do processo tornam o método Lean Seis Sigma único e extremamente eficaz.

 

SEJA UM PROFISSIONAL RECONHECIDO E VALORIZADO PELA CAPACIDADE DE GERAR RESULTADOS E RESOLVER PROBLEMAS

 

O treinamento de formação em Black Belt Lean Seis Sigma é indicado para você profissional interessado em liderar equipes, executar e gerenciar grandes projetos de melhoria em sua empresa de acordo com a metodologia DMAIC, utilizando ferramentas de análise adequadas para projetos de maior complexidade, impulsionando os resultados dos seus processos e de sua carreira.

 

Todas as operações não importam quão bem gerenciadas sejam, podem ser melhoradas.

 

Produtos e serviços apresentam características que definem seus desempenhos com relação às exigências ou expectativas do consumidor.  A qualidade de um produto ou serviço é avaliada com base nessas características e está relacionada à perda para a sociedade durante seu ciclo de vida.

 

perda sofrida pelo cliente pode ser experimentada de diversas formas, mas geralmente ela consiste na perda da função do produto/serviço ou de suas propriedades. Se o produto/serviço não apresenta o desempenho esperado, o consumidor percebe que sofreu uma perda e muito provavelmente não comprará mais esse produto ou serviço.

 

Isso é uma realidade nos dias de hoje e todas as empresas que desejam continuar no mercado estão adotando metodologias de melhoria contínua e cabe a você e somente a você, buscar esse conhecimento e colocá-lo em prática, independente da sua função na empresa. É uma oportunidade enorme de mostrar seu valor.

 

Enfim, como Black Belt Lean Seis Sigma você será capaz de resolver problemas de complexos utilizando técnicas avançadas de análise estatística.

 

MOTIVOS PARA SE CERTIFICAR BLACK BELT PELA LEAN SEIS SIGMA BRASIL NÃO FALTAM

 

EMPREGABILIDADE

Devido a globalização e a competitividade cada vez maiores do mercado atual, as empresas estão reformulando suas estratégias para sustentar suas vendas e lucros. Ter a capacidade de gerar resultados solucionando problemas e atuando diretamente na melhoria de produtos, processos e serviços é a maior comprovação de competência profissional principalmente em momentos de crise e desemprego.

 

REMUNERAÇÕES MAIORES

De acordo com uma pesquisa da American Society for Quality – ASQ realizada em 2014 um profissional Lean Seis Sigma certificado ganha, em média, 12% a mais que profissionais concorrentes da mesma área de atuação que não possuem qualquer certificação Seis Sigma. Segundo pesquisas mais recentes, o salário Black Belt é em média de 15 a 20% maior do que o de profissionais não certificados.

 

VERSATILIDADE

A metodologia Lean Seis Sigma foi desenvolvida para ser aplicada nos mais diversos setores do mercado, podendo ser utilizado em processos industriais ou de serviços, na resolução de problemas, no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria contínua das organizações. Dessa forma, um profissional Lean Seis Sigma certificado atua desde a redução do capital de giro de uma empresa pela redução do seu estoque à diminuição dos custos de energia, desenvolvimento, processamento, logística e transporte, entre outros.

 

PENSAMENTO ANALÍTICO

O pensamento analítico é uma das principais competências desenvolvidas durante o aprendizado do Lean Seis Sigma. Essa competência fará parte da caixa de ferramentas do Black Belt desde o início de sua formação e o acompanhará durante sua atuação profissional. Além disso, é uma das principais competências destacadas no relatório The future of Jobs e é cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho.

 

FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS AVANÇADAS

Dependendo da complexidade dos projetos se faz necessário a utilização de ferramentas estatísticas avançadas que não fazem parte do corpo de conhecimento dos Green Belts.

 

COLOCAMOS O QUE HÁ DE MELHOR NA SUA CAIXA DE FERRAMENTAS PARA QUE VOCÊ TENHA UM DIFERENCIAL NA CARREIRA

 

Nós, da Lean Six Sigma Brasil, trazemos o que há de melhor em nossos treinamentos para que você adquira um conhecimento sólido para conduzir grandes projetos de melhoria e solucionar problemas de alta complexidade de forma estruturada por toda a organização.

 

Nós verdadeiramente acreditamos que esse conhecimento pode mudar os rumos da sua carreira assim como transformou de milhares de pessoas e organizações.

 

EMENTA DO CURSO

 

A ementa do treinamento é baseada no Body of Knowledge (corpo de conhecimento) da certificação de Black Belt da CSSC (Council for Six Sigma Certification).

 

Introdução

  • Introdução ao Lean Seis Sigma.
  • Seis Sigma.
  • Lean Manufacturing.
  • Onde aplicar o Lean Seis Sigma.
  • Como o Lean Seis Sigma funciona.
  • Gestão por fatos e dados.
  • Papéis e responsabilidades.
  • Equipe Lean Seis Sigma.
  • Custos do Lean Seis Sigma.
  • Seleção de projetos.

Etapa Definir

  • Avaliação dos benefícios do projeto.
  • Seleção do champion e identificação do dono do processo.
  • Project charter.
  • Determinação do objetivo e da meta do projeto.
  • Escopo do projeto.
  • A equipe do projeto.
  • Mapa SIPOC.
  • Requisitos do cliente e do negócio.

Etapa Medir

  • Conceitos básicos do Lean.
  • Mapeamento de processo.
    • Fluxogramas.
    • Mapeamento de fluxo de valor (Value Stream Map – VSM).
  • Mapa de variáveis.
  • Matriz de Causa e Efeito.
  • Dados históricos e estratificação.
  • Plano de coleta de dados.
  • Pensamento estatístico.
  • Estatística básica.
  • Controle estatístico do processo (CEP – Avançado).
    • Gráficos de controle e R.
    • Gráficos de controle e S.
    • Gráficos de controle I e AM.
    • Gráficos de controle P e NP.
    • Gráficos de controle U e C.
    • Gráfico de controle de soma cumulativa (CUSUM).
    • Gráfico de controle para pequenos lotes (D-NOM).
  • Análise do sistema de medição – MSA.
  • Rendimento final do processo (Rolled Throughput Yield – RTY).
  • Índices de capacidade do processo.
  • Medindo o nível sigma do processo.
  • Eficácia global dos equipamentos (Overall Equipment Efficiency – OEE).
  • Avaliação e gestão de riscos.

Etapa Analisar

  • Problema verdadeiro.
  • 5 Porquês.
  • Sistema empurrado x sistema puxado.
  • Melhoria de layout.
  • Diagrama de espaguete.
  • Trabalho padronizado.
  • Desenho do mapa do estado futuro.
  • Identificação de gargalos e restrições.
  • Balanceamento do processo.
  • Diagrama de causa e efeito.
  • Análises gráficas.
  • Cartas Multi-Vari.
  • Teorema do limite central.
  • Intervalos de confiança.
  • Testes de Hipóteses.
  • Transformação de dados.
  • Correlação e Regressão.
  • Regressão logística binária.

Etapa Melhorar 

  • Seleção de solução.
  • Planejamento de experimentos (DOE).
    • Planejamento fatorial completo.
    • Planejamento fatorial fracionário.
    • Método da superfície de resposta.
    • Método da ascendente ou descendente de maior inclinação.
  • Análise do modo de falha e efeitos (FMEA).
  • Pilotando soluções.
  • Condução de implementação de soluções. 

Etapa Controlar

  • Introdução ao controle.
  • Documentação.
  • Padronização, treinamento e auditorias.
  • Autocontrole.
  • 5S`s.
  • Gerenciamento visual.
  • Plano de controle.
  • Controle estatístico de processo.
  • Implementação do CEP.
  • Poka-yoke.
  • Integração com o processo e Validação.
  • Análise de equipes.
  • Encerramento do projeto.


[CURSO]

FORMAÇÃO DE BLACK BELTS

Duração: 136 horas
Avaliação: Sim
Suporte: 6 meses
Entrega de Certificado
Investimento: de R$ 5878
por R$ 4997

Escolha uma turma
© 2018 Lean Six Sigma Brasil. Todos Direitos reservados.
Desenvolvido por WF Multimídia