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Quais resultados podem ser alcançados com o Seis Sigma?

Marcelo Toledo • 4/02/2020 • 2 anos atrás

Os principais resultados alcançados com o Seis Sigma estão em quatro campos:

 

  • Financeiro;
  • Benefícios para os clientes;
  • Benefícios para os empregados;
  • Efeitos na qualidade.

 

Resultados Financeiros obtidos com o Seis Sigma

 

Para a maioria das pessoas, o maior benefício da utilização do Seis Sigma é o financeiro. Então, vamos começar com os ganhos obtidos por algumas das companhias que tem investido na implementação do Seis Sigma:

 

  • Na General Electric, o Seis Sigma gerou US$ 2 bilhões de economia em 1999 e US$ 2,4 bilhões em 2000 (BRUE; HOWES, 2006);
  • Entre o final da década de 80 e início da década de 90, a Motorola obteve ganhos de US$ 2,2 bilhões com o programa Seis Sigma (WERKEMA, 2012);
  • A Allied Signal, de 1994 a 1998, obteve ganhos de US$ 1,2 bilhões e treinou mais de seis mil pessoas (HARRY, 1998);
  • Somente em uma única planta da Asea Brown Boveri (ABB), nos Estados Unidos, tem sido gerada uma economia de cerca de US$ 770 mil por ano com a aplicação do Seis Sigma (ROTONDARO, 2015);
  • A cidade de Fort Wayne está usando o Seis Sigma em alguns departamentos e os projetos resultaram em US$ 3 milhões de economia (BRUE; HOWES, 2006);

 

No Brasil a pioneira (com tecnologia nacional) na implementação do Seis Sigma foi a Whirlpool (Multibrás e Embraco), que em 1999 obteve R$ 20 milhões de retorno a partir dos projetos Seis Sigma (WERKEMA, 2012).

 

O resultados obtidos com o Seis Sigma variam de acordo com o desdobramento da metodologia de solução de problemas. Mas tem sido estimado que deve-se esperar um retorno mínimo sobre o investimento (ROI) de três a quatro vezes o custo de implementação do Seis Sigma.

 

Quanto tempo leva para obter resultados com o Seis Sigma?

 

A análise do ponto de equilíbrio (ponto em que as receitas igualam os custos fixos e variáveis, gerando um lucro nulo) demonstra que os resultados são obtidos de 8 meses a 1 ½ ano após a implementação (BRUE; HOWES, 2006).

 

No entanto, o importante é manter-se focado com o programa, pois o conhecimento obtido solucionando problemas dos clientes e dos processos enquanto aumenta-se o ROI resultarão em uma importante vantagem competitiva.

 

Algumas perguntas que devem ser consideradas na sua organização

 

Quando se busca aumentar a qualidade e atender as necessidades dos clientes algumas perguntas que devem ser consideradas em relação ao custo são:

 

Qual o custo….

 

  • Do refugo?
  • Do retrabalho?
  • De tempos de ciclo longos e de atrasos?
  • Das perdas por insatisfação dos clientes de seus produtos e serviços?
  • Das oportunidades perdidas por falta de tempo e recursos disponíveis?
  • Do total da não qualidade em sua organização?

 

Você sabe a resposta para essas perguntas em termos financeiros?

 

Se a resposta é afirmativa, então você sabe como é importante reduzir a variação do processo e os defeitos em sua organização e o Seis Sigma com sua ênfase nos resultados financeiros e na possibilidade de eliminação de produtos e processos defeituosos, irá fornecer o conhecimento e as ferramentas para executar as mudanças necessárias (RUTHES; CERETTA; SONZA, 2006).

 

De acordo com McCarthy e Stauffer (2001), o Seis Sigma é a mais poderosa força para empresas que precisam mudar suas operações e seus processos de desenvolvimento de produtos e serviços.

 

E ainda, de acordo com Palmer (1974) o controle e redução da variabilidade dos processos são uma fonte de economia. Dessa forma, pode-se investir no crescimento da empresa e além disso, o processo será melhorado.

 

Embora os resultados financeiros geralmente sejam a razão mais importante para a implementação do Seis Sigma, também há outras razões importantes como citado anteriormente.

 

Benefícios do Seis Sigma

 

Benefícios para os clientes

 

Qual a importância de seus clientes? Em outras palavras, onde você ou sua empresa estaria sem eles?

 

Sua empresa deve atrair, satisfazer e manter seus clientes. Pois de outra forma, sua empresa não se manterá no negócio por muito tempo.

 

Assim, as empresas para serem bem sucedidas, terão que definir o foco na visão interna de melhorias em seu processo para abordagem voltada ao mercado, objetivando atender as necessidades e desejos de seus clientes, descobrindo que é efetivamente o cliente quem determina o valor do produto ou serviço (PINTO, 2015).

 

Quanto mais os clientes forem satisfeitos (atuais ou potenciais), mais saudável será sua receita. Mas qual papel seus clientes desempenham, além de serem fontes de renda? Eles ajudam sua empresa a melhorar seus produtos, serviços e processos? Além disso, você sabe como satisfazer os seus clientes mais eficientemente e fazer o que já faz melhor?

 

O Seis Sigma foca nas expectativas dos clientes: E isso é o que mais importa! Ademais, utilizando os métodos de gerenciamento do Seis Sigma sua empresa pode focar em alguns poucos fatores em seus processos, que causam as variações e defeitos, que afastam você de atender as expectativas dos clientes.

 

Segundo Brue e Howes (2006) num ambiente competitivo como o atual, os clientes tendem a escolher e continuar a patrocinar empresas que fornecem com a mais alta qualidade, com o menor preço e o mais rápido e ainda conforme Swift (2001) os clientes também exigem que a empresa ofereça flexibilidade, disponibilidade e criatividade.

 

Dessa forma, o Seis Sigma irá ajudar você a chegar lá, mostrando como encontrar os pontos de ruptura do seu processo. Isto significa não apenas identificar os fluxos de perdas em seu processo, mas também a entender todos os elementos que os causam.

 

Feedback positivo

 

Benefícios para os empregados

 

Os efeitos benéficos do Seis Sigma sobre os empregados podem ser poderosos. A seguir alguns deles:

 

  • Inspira os empregados;
  • Melhora o moral e a autoestima;
  • Instiga uma cultura e uma atitude;
  • Promove o desenvolvimento dos empregados;
  • Se concentra na melhoria sistemática de processos.

 

 

Resultados do Seis Sigma na qualidade

 

Conforme McCarthy e Stauffer (2001) acabaram-se os dias de qualidade a qualquer custo. Assim sendo, atualmente, os programas de qualidade precisam trazer resultados mensuráveis.

 

Assim, outra razão para se utilizar o Seis Sigma é o valor e o impacto de se comprometer com a qualidade de uma forma muito pratica.

 

Mas quais são as vantagens de melhorar a qualidade em adição aos benefícios financeiros e aos benefícios para os clientes e empregados?

 

De acordo com Brue e Howes (2006), qualidade é um ideal extremamente poderoso que instiga uma cultura e uma atitude e cria uma imagem no mercado e na comunidade. Dessa forma, a qualidade recompensa de diversas maneiras e com certeza é um diferencial nas organizações que são as melhores no que fazem. A qualidade atrai investidores!!!

 

Uma companhia que reduz seus custos de fazer negócios, atende as expectativas de seus clientes com eficiência, inspira seus empregados, adota uma cultura de dedicação e orgulho e ganhou uma reputação de qualidade certamente vai desfrutar de vantagens sobre seus concorrentes.

 

Referências

 

BRUE. G; HOWES.R. Six Sigma. The McGraw Hill 36-Hour Course. New York, USA: McGraw-Hill, 2006.

HARRY, J. M. Six Sigma: A breakthrough Strategy for Profitability. In: Quality Progress. May 1998.

McCARTHY, B. M.; STAUFFER, R. Enhancing six sigma through simulation with igrafx process for six sigma. In:
Proceeding of the 2001 Winter Simulation Conference, Phoenix, Arizona, 2001.

PALMER, C. F. Controle total de qualidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1974.

PINTO, R. C. Gestão de clientes: A importância da retenção. Revista de Ciências Gerenciais, 2015.

ROTONDARO, R. G. Visão Geral. ROTONDARO, R. G. (Org.) Seis Sigma estratégia gerencial para a melhoria dos processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2015.

RUTHES. S.; CERETTA, P. S.; SONZA, I.B. Seis Sigma: Melhoria da qualidade através da redução da variabilidade. Revista Gestão Industrial.  v.2, n.2,  p. 181-199, 2006.

SWIFT, R. CRM: O revolucionário marketing de relacionamento com o cliente. Rio de Janeiro: Campus,2001.

WERKEMA. C. Criando a cultura Lean Seis Sigma. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.



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