O gráfico de Pareto apesar de amplamente utilizado pelos profissionais da Qualidade e da Melhoria Contínua poderia ser melhor explorado na execução de projetos e no gerenciamento da rotina do dia a dia. Pois, a ferramenta é muito mais do que um simples gráfico de barras com uma linha cumulativa.
Um gráfico de Pareto ajuda a concentrar esforços nas categorias de causa que oferecem o maior potencial de melhoria, apresentando sua frequência relativa ou seu tamanho em um gráfico de barras descendentes.
Vilfredo Pareto baseou-se no seguinte princípio: tipicamente 20% das categorias de causa são responsáveis por 80% do problema.
Use um gráfico de Pareto para identificar os defeitos que ocorrem mais frequentemente, as causas mais comuns de defeitos, ou as causas mais frequentes de reclamações de clientes.
Ao configurar um plano de coleta de dados para um gráfico de Pareto:
- Escolha as categorias de causa que serão monitoradas, comparadas e ordenadas por classificação.
- Selecione a unidade de medida mais significativa, como frequência ou custo. Às vezes é difícil saber antes de realizar o estudo. Esteja preparado para fazer as duas.
- Defina um período de tempo que seja longo o suficiente para representar a situação. Estudos maiores nem sempre se traduzem em melhores informações.
- Tenha certeza de que o período escolhido leva em consideração sazonalidade ou mesmo diferentes padrões dentro de um determinado dia, semana, turno, etc.
AS APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES
- Estratificação (“quebra”) da causa principal: A maior barra é “quebrada” em subcausas em um segundo Pareto, vinculado ao primeiro gráfico.
- Antes e Depois: Um novo gráfico de Pareto é desenhado ao lado do gráfico original, mostrando o efeito da mudança.
- Mudança da fonte de dados: Quando se altera a fonte dos dados coletados para o mesmo problema, tais como: departamentos, equipamentos, linhas, etc. Os gráficos de Pareto são desenhados lado a lado para demonstrar a diferença, se houver.
- Mudança da escala de medição: Quando se tem a mesma categoria medida em escalas diferentes. Tipicamente custo e frequência são alternados.