Você sabe quais são os papéis e responsabilidades no Lean Seis Sigma? Para que o Lean Seis Sigma seja implementado com sucesso há muitos papéis e responsabilidades que devem ser levados em consideração.
Para a implantação bem-sucedida do Lean Seis Sigma não basta treinar as pessoas para atuarem fora de suas rotinas normais na empresa. Na verdade, fazer somente isso é praticamente ter 100% de chance de falha!
Para ter sucesso com o Lean Seis Sigma é preciso incorporá-lo na maneira de fazer negócios. A melhoria contínua dos processos deve fazer parte da estratégia de se ajustar as mudanças de mercado e de entregar valor ao cliente.
O processo de institucionalizar o Lean Seis Sigma envolve novos papéis e responsabilidades de muitos funcionários da empresa.
A figura abaixo apresenta as denominações desses papéis.
Papéis e Responsabilidades no Lean Seis Sigma
Normalmente, a alta gerência:
Essa função geralmente ocorre em grandes empresas com várias divisões. Os champions são profissionais de alto padrão que entendem o Lean Seis Sigma e estão comprometidos com o seu sucesso. O Champion:
Nota: Em algumas empresas existe o papel de Champion dos projetos. Tipicamente são Black Belts experientes que além de seus projetos, suportam Green Belts e Black Belts (como mentores) na realização de seus projetos, retirando “barreiras” para o bom andamento da estratégia Lean Seis Sigma.
Os Master Black Belts representam a liderança técnica no programa Lean Seis Sigma.
Normalmente são Black Belts com grande experiência que possuem conhecimentos adicionais, incluindo habilidades organizacionais, coach, teoria matemática que forma a base do métodos estatísticos, etc.
Além disso, os Master Black Belts devem possuir excelentes habilidades como comunicadores e instrutores.
Essa função também é típica de empresas de grande porte. O MBB:
Os Black Belts são profissionais envolvidos no processo de mudança e desenvolvimento da empresa, normalmente com 100% do tempo dedicado ao programa Lean Seis Sigma.
O tempo de treinamento de um Black Belt pode variar entre 3 a 6 semanas, dependendo da área em que irá atuar.
Tipicamente para áreas administrativas e financeiras o treinamento é de 3 semanas e para área de manufatura é de 4 semanas. Treinamentos com maior carga horária normalmente são ideais para Black Belts que atuarão em empresas de P&D.
Os candidatos a Black Belts não necessariamente precisam ter formação na área de exatas para serem treinados, mas devido a necessidade de absorverem uma grande quantidade de ferramentas técnicas em um curto período de tempo, ser familiarizado com a matemática ajuda muito.
Em conjunto com os Green Belts, são elementos chaves do sistema. Os Black Belts possuem:
Green Belts são agentes de mudança que atuam em período parcial na melhoria de processos. Pertencem normalmente à média chefia da organização.
Os Green belts recebem treinamento em resolução de problemas, gestão e controle da qualidade, gerenciamento de projetos e análise de dados. Dessa forma, possuem plena capacidade de liderar projetos de média complexidade do início ao fim.
Normalmente o Green Belt conclui entre um e dois projetos de melhoria por ano e devem ser acompanhados de perto pelos Black Belts, que podem auxiliá-los no uso de ferramentas estatísticas mais complexas, quando necessário.
Além disso, temos que:
São a maioria dos colaboradores da empresa.