Você sabe o que é Seis Sigma? É outro programa para cortar e reduzir custos? Somente um monte de cálculos estatísticos que ninguém entende? Não.
Seis Sigma tem pelo menos três significados dependendo do contexto.
Inicialmente podemos considerar o Seis Sigma, como um nível de qualidade.
Sigma é uma medida estatística da variação em um processo. A letra grega σ é um símbolo estatístico para desvio padrão, que é uma medida da variação de uma distribuição de valores.
A variação define a distribuição sobre a média de qualquer processo. E quanto maior o desvio padrão (σ), mais ampla será essa distribuição (variação ampla).
Por definição o desvio padrão, representado pela letra grega sigma (σ), é a distância entre a média e o ponto de inflexão na curva normal.
A fórmula matemática para o cálculo do desvio padrão de uma população normal é:
A probabilidade de ocorrer um defeito pode ser estimada e apresentada em termos de nível σ ou capacidade σ.
O desempenho de uma empresa pode ser medido pelo nível sigma de seus processos de negócio (PYZDEK, 2011). Quanto maior o nível σ, melhor o desempenho de um processo.
Seis Sigma refere-se a um processo tendo 6 desvios padrão entre o valor médio da especificação e seu limite mais próximo.
No entanto, a média do processo pode sofrer um deslocamento de 1,5σ em relação a média da especificação.
Admitindo que os processos reais são de longo prazo (média deslocada até 1,5σ) , um processo de capacidade 3σ têm-se 93,3% das oportunidades dentro dos limites de especificação, enquanto um processo de capacidade 6σ com deslocamento de 1,5σ tem uma eficácia de 99,99966%.
A tabela abaixo mostra a comparação do nível de defeitos de um processo teórico no curto prazo ou centrado (sem deslocamento de 1,5 sigma ao longo do tempo) com um processo real, no longo prazo ou deslocado 1,5 sigma do valor central.
Nota: A probabilidade de falhas diminui quando o número de desvios padrão entre a média e a especificação mais próxima da média aumenta.
Ou seja, alcançando o nível 6σ de qualidade significa que os processos no longo prazo (considerando 1,5 sigma de deslocamento na média) estão produzindo somente 3,4 defeitos por milhão de oportunidades (DPMO). Em outras palavras, eles estão funcionando próximos da perfeição.
A relação do nível sigma com o índice DPMO pode ser aproximada levando em consideração a equação abaixo. Esta equação leva em consideração o deslocamento da média de 1,5σ, o que normalmente é considerado em programas Seis Sigma.
Por exemplo, para um DPMO = 66807, temos
O quadro abaixo ilustra na prática a redução de defeitos com o aumento do nível sigma.
Segundo, Seis Sigma é uma metodologia de resolução de problemas que pode ser aplicada em qualquer processo para eliminar as causas raízes de defeitos e custos associados. E também como metodologia de desenvolvimento de processos (DFSS).
Terceiro, Seis Sigma é uma filosofia de gerenciamento. É uma abordagem baseada no cliente que reconhece que os defeitos diminuem a satisfação e a fidelidade dos clientes e aumenta os custos (BRUE, 2006).
Porque uma organização que oferece bens e/ou serviços do mais alto valor pelo menor custo é mais competitiva, o 6σ é uma ótima estratégia para alcançar resultados críticos.
Então, resumindo, Seis Sigma são várias coisas:
Um conceito básico do Seis Sigma é processo. Isso é, qualquer ação repetitiva – em qualquer ambiente de manufatura, serviço ou transacional.
A metodologia 6σ coleta dados sobre as variações nas saídas associadas a cada processo, para que o mesmo possa ser melhorado e essas variações reduzidas.
Outro conceito básico é defeito. Neste ponto nós podemos defini-lo como uma característica mensurável do processo ou de sua saída, que não está dentro dos limites aceitos e esperados pelos clientes, ou seja, não está conforme as especificações.
Seis Sigma é uma metodologia que utiliza ferramentas para reduzir variação e defeitos, a fim de fornecer produtos e serviços que atendam às especificações do cliente.
Muitas empresas acreditam que lidar com os defeitos faz parte do custo de se fazer negócios. Mas você não dever aceitar essa lógica errônea.
A ideia central da filosofia de gerenciamento Seis Sigma é que se você pode medir a variação e os defeitos de um processo, você pode sistematicamente encontrar formas de reduzi-los ou eliminá-los, para se aproximar do nível de quase zero defeitos, o que permite reduzir seus custos e aumentar a satisfação dos seus clientes (BRUE, 2006).
Agora, se você quiser uma definição mais aprimorada sobre o que é 6σ, poderá usar uma ou mais das seguintes:
O Seis Sigma parece não apresentar nenhuma novidade, pois são utilizadas ferramentas estatísticas conhecidas a anos no intuito de eliminar e/ou reduzir defeitos dentro das organizações.
No entanto, de acordo com Snee (2000), apesar das ferramentas utilizadas e muitos dos métodos aplicados serem conhecidos dos profissionais da qualidade, a estruturação do programa e o foco na redução da variabilidade do processo tornam o método 6σ único e extremamente eficaz.
BRUE. G; HOWES.R. Six Sigma. The McGraw Hill 36-Hour Course. New York, USA: McGraw-Hill, 2006.
CAMPOS, M. S. Disponível em: <http://http://www.siqueiracampos.com/areas-de-atuacao/lean-seis-sigma>. Acesso em: 29 de Janeiro de 2020.
HARRY, M. J.; SCHROEDER, R. Six Sigma: a breaktrough strategy for profitability. New York: Quality
Progress, May 1998.
WERKEMA. C. Criando a cultura Lean Seis Sigma. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
PYZDEK, T. ; KELLER, P. A. Seis Sigma: guia do profissional, um guia completo para Green belts, Black belts e gerentes em todos os níveis. 3 ed – Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.
ROTONDARO, R. G. Visão Geral. ROTONDARO, R. G. (Org.) Seis Sigma estratégia gerencial para a melhoria dos processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2015.
SNEE, R. D. Impact of Six Sigma on Quality Engineering. Quality Engineering, 12. No.3, 2000.
OLIVEIRA, et. al. Aplicação da metodologia seis sigma na redução de defeitos na face de válvulas de admissão e escape. Revista Ciências Exatas – Universidade de Taubaté (UNITAU) – Brasil – Vol. 16, N. 2, 2010