fbpx

Categoria: Blog

Por que ser um agente de Melhoria Contínua?

Marcelo Toledo • 19/08/2018 • 4 anos atrás

A primeira pergunta a ser feita é: O que faz um agente de MELHORIA CONTÍNUA?

 

O agente de melhoria, estuda, avalia, propõe melhorias e otimiza os processos a fim de diminuir os custos e gerar produtos e serviços com uma qualidade ainda melhor.

 

Propõe novas ideias, define se as soluções apresentadas são viáveis e devem ser implementadas. Mapeia, estuda e analisa o comportamento atual do processo, identifica novas oportunidades de projeto e métodos de realizar o trabalho.

 

Benefícios para os colaboradores

 

Embora muito se fale sobre os benefícios e aplicações da melhoria contínua para processos, produtos e serviços para as empresas, quais os benefícios para os colaboradores?

 

Essa é uma pergunta importante de ser respondida para que as empresas consigam engajar seus colaboradores na fascinante jornada da melhoria contínua. De nada adianta os investimentos em treinamentos e estrutura de melhoria se o principal recurso dessa engrenagem não comprar a ideia da necessidade de mudança.

 

Frequentemente vejo pessoas com receio de aprender e de colocar em pratica as técnicas de melhoria contínua, por julgarem que realizar projetos só lhes trará mais trabalho e nenhum benefício. Isso não é verdade!

 

Desde o inicio da minha carreira me beneficiei e muito, dos projetos de melhoria contínua. Saber e aplicar as metodologias de melhoria contínua deixou-me exposto para que todos me conhecessem e conhecessem meu trabalho.

 

Pude fazer mais treinamentos, viajei para o exterior, aumentei minha rede de contatos, tive aumento de salário e novas oportunidades de trabalho.

 

O conhecimento das metodologias de melhoria contínua diferenciou-me como profissional no mercado de trabalho e forneceu a confiança necessária para enfrentar o desconhecido, pois quando se tem um método de definição, análise e resolução de problemas baseado em dados, pode-se propor melhorias e soluções independente da sua área de conhecimento e obter resultados fantásticos, na maioria das vezes sem gastar um centavo sequer.

 

Ficar exposto pelos resultados dos projetos de melhoria contínua é a melhor coisa que pode acontecer a um colaborador atualmente

 

Nesse contexto, estar em evidência é mostrar à sua empresa, que pode contar com você para alcançar os resultados propostos, que você participa efetivamente para o crescimento da organização e da sociedade como um todo, auxiliando sua empresa a fornecer produtos melhores, mais acessíveis, que agridam menos o meio ambiente e atendam as necessidades dos clientes (importante aqui é entender que de alguma forma todos somos clientes também) e com isso manter sua empregabilidade.

 

No mercado global e competitivo de hoje, as empresas estão reformulando suas estratégias para sustentar suas vendas e lucros. Para muitas organizações bem sucedidas, suas novas estratégias estão oferecendo produtos e serviços que o cliente reconhece como superiores em preços, entrega, desempenho e qualidade.

 

Exigências e expectativas do consumidor

 

Produtos e serviços apresentam características que definem seus desempenhos com relação às exigências ou expectativas do consumidor.

 

Características como consumo de combustível de um carro, peso de um pacote de cereais para o café da manhã, velocidade da internet, área de cobertura de telefonia celular, ou a resistência à ruptura de uma linha de pescar são exemplos de características de produto e serviços que interessam ao consumidor em determinado momento.

 

A qualidade de um produto ou serviço é avaliada com base nessas características e está relacionada à perda para a sociedade durante seu ciclo de vida. A perda sofrida pelo cliente pode ser experimentada de diversas formas, mas geralmente ela consiste na perda da função do produto/serviço ou de suas propriedades.

 

Se o produto/serviço não apresenta o desempenho esperado, o consumidor percebe que sofreu uma perda e muito provavelmente não comprará mais esse produto ou serviço.

 

Isso é uma realidade nos dias de hoje e todas as empresas que desejam continuar no mercado estão adotando metodologias de melhoria contínua e cabe a você e somente a você, buscar esse conhecimento e colocá-lo em pratica, independente da sua função na empresa.

 

Mostre o seu valor, seja uma agente de melhoria contínua

 

É uma oportunidade enorme de mostrar seu valor. Vocês já devem ter percebido que trata-se de um ciclo, buscamos produzir e/ou fornecer produtos e serviços cada vez melhores que em algum momento serão utilizados por nós mesmos e assim, nos ajudamos, ajudamos a empresa e a sociedade como um todo.

 

Ser um agente de melhoria contínua é estar preparado para se manter no emprego e/ou para entrar no mercado de trabalho. É a forma mais fácil de “vender” seu trabalho e apresentar resultados.

 

Uma procura rápida pelos sites de emprego nos mostra a procura por profissionais que conheçam o Lean Manufacturing e o Seis Sigma ou o Lean Seis Sigma e tudo o que envolve essas metodologias de melhoria.

 

O agente de melhoria nunca enxerga problemas com desânimo, desconforto e insatisfação; ele os visualiza como oportunidades para elevar ainda mais o seu desempenho e da sua organização. É por meio da resolução de problemas e oportunidades de melhoria que uma organização prospera e consigo os profissionais que participam desse processo.

 

agente de melhoria green belt



Deixe seu comentário
© 2018 Lean Six Sigma Brasil. Todos Direitos reservados.
Desenvolvido por WF Multimídia