A primeira pergunta a ser feita é: O que faz um agente de MELHORIA CONTÍNUA?
O agente de melhoria, estuda, avalia, propõe melhorias e otimiza os processos a fim de diminuir os custos e gerar produtos e serviços com uma qualidade ainda melhor.
Propõe novas ideias, define se as soluções apresentadas são viáveis e devem ser implementadas. Mapeia, estuda e analisa o comportamento atual do processo, identifica novas oportunidades de projeto e métodos de realizar o trabalho.
Embora muito se fale sobre os benefícios e aplicações da melhoria contínua para processos, produtos e serviços para as empresas, quais os benefícios para os colaboradores?
Essa é uma pergunta importante de ser respondida para que as empresas consigam engajar seus colaboradores na fascinante jornada da melhoria contínua. De nada adianta os investimentos em treinamentos e estrutura de melhoria se o principal recurso dessa engrenagem não comprar a ideia da necessidade de mudança.
Frequentemente vejo pessoas com receio de aprender e de colocar em pratica as técnicas de melhoria contínua, por julgarem que realizar projetos só lhes trará mais trabalho e nenhum benefício. Isso não é verdade!
Desde o inicio da minha carreira me beneficiei e muito, dos projetos de melhoria contínua. Saber e aplicar as metodologias de melhoria contínua deixou-me exposto para que todos me conhecessem e conhecessem meu trabalho.
Pude fazer mais treinamentos, viajei para o exterior, aumentei minha rede de contatos, tive aumento de salário e novas oportunidades de trabalho.
O conhecimento das metodologias de melhoria contínua diferenciou-me como profissional no mercado de trabalho e forneceu a confiança necessária para enfrentar o desconhecido, pois quando se tem um método de definição, análise e resolução de problemas baseado em dados, pode-se propor melhorias e soluções independente da sua área de conhecimento e obter resultados fantásticos, na maioria das vezes sem gastar um centavo sequer.
Nesse contexto, estar em evidência é mostrar à sua empresa, que pode contar com você para alcançar os resultados propostos, que você participa efetivamente para o crescimento da organização e da sociedade como um todo, auxiliando sua empresa a fornecer produtos melhores, mais acessíveis, que agridam menos o meio ambiente e atendam as necessidades dos clientes (importante aqui é entender que de alguma forma todos somos clientes também) e com isso manter sua empregabilidade.
No mercado global e competitivo de hoje, as empresas estão reformulando suas estratégias para sustentar suas vendas e lucros. Para muitas organizações bem sucedidas, suas novas estratégias estão oferecendo produtos e serviços que o cliente reconhece como superiores em preços, entrega, desempenho e qualidade.
Produtos e serviços apresentam características que definem seus desempenhos com relação às exigências ou expectativas do consumidor.
Características como consumo de combustível de um carro, peso de um pacote de cereais para o café da manhã, velocidade da internet, área de cobertura de telefonia celular, ou a resistência à ruptura de uma linha de pescar são exemplos de características de produto e serviços que interessam ao consumidor em determinado momento.
A qualidade de um produto ou serviço é avaliada com base nessas características e está relacionada à perda para a sociedade durante seu ciclo de vida. A perda sofrida pelo cliente pode ser experimentada de diversas formas, mas geralmente ela consiste na perda da função do produto/serviço ou de suas propriedades.
Se o produto/serviço não apresenta o desempenho esperado, o consumidor percebe que sofreu uma perda e muito provavelmente não comprará mais esse produto ou serviço.
Isso é uma realidade nos dias de hoje e todas as empresas que desejam continuar no mercado estão adotando metodologias de melhoria contínua e cabe a você e somente a você, buscar esse conhecimento e colocá-lo em pratica, independente da sua função na empresa.
É uma oportunidade enorme de mostrar seu valor. Vocês já devem ter percebido que trata-se de um ciclo, buscamos produzir e/ou fornecer produtos e serviços cada vez melhores que em algum momento serão utilizados por nós mesmos e assim, nos ajudamos, ajudamos a empresa e a sociedade como um todo.
Ser um agente de melhoria contínua é estar preparado para se manter no emprego e/ou para entrar no mercado de trabalho. É a forma mais fácil de “vender” seu trabalho e apresentar resultados.
Uma procura rápida pelos sites de emprego nos mostra a procura por profissionais que conheçam o Lean Manufacturing e o Seis Sigma ou o Lean Seis Sigma e tudo o que envolve essas metodologias de melhoria.
O agente de melhoria nunca enxerga problemas com desânimo, desconforto e insatisfação; ele os visualiza como oportunidades para elevar ainda mais o seu desempenho e da sua organização. É por meio da resolução de problemas e oportunidades de melhoria que uma organização prospera e consigo os profissionais que participam desse processo.