Durante a implementação do Lean Manufacturing frequentemente ouço a pergunta: o que as empresas Lean fazem que tornam sua qualidade melhor frente aos concorrentes?
Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, no entanto acredito ser o preceito de agregar valor e à decisão de parar para resolver os problemas quando eles ocorrem, em vez de empurrá-los pela linha de produção para serem resolvidos depois (LIKER; DAVID, 2007).
Na teoria parece simples, eu tenho um problema, então preciso parar e resolvê-lo. Entretanto, a realidade no chão de fábrica muitas vezes é bem diferente.
Quando as pessoas são confrontadas a “atingir os indicadores”, fechar a ordem de produção, atingir a meta independente do custo, a teoria acaba ficando muito distante da prática, e o foco acaba sendo no curto prazo.
Dessa forma, o foco deixa de ser a eliminação dos desperdícios e passa a ser na produção em massa.
No entanto, é obvio que o excesso de paralisações irá prejudicar a produtividade e aumentar consideravelmente os custos da empresa. E somente parar a linha não trará os resultados desejados!!!
Por isso, ao longo do anos, as empresas que aplicam o Lean Manufacturing criaram um sistema com foco no longo prazo que oferece vantagens com a paralisação da linha tendo uma estrutura de apoio que rapidamente define, reage e corrige os problemas, causando um mínimo de impacto na produção (LIKER; DAVID, 2007).
E você, o que acha disso? Já encontrou dificuldades em tentar parar uma linha de produção para resolver algum problema? Bem no momento em que agia na causa-raiz evitando sua recorrência, com o propósito de fazer as coisas melhores em longo prazo?
Comente, deixe sua opinião! De maneira geral, quando verdadeiramente iremos aplicar o Lean na prática? Deixando o corporativismo e as apresentações bonitas de lado, e então, aumentar a produtividade da indústria nacional?
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Referências
LIKER, J. K.; DAVID, M. O Modelo Toyota: manual de aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007.