Estudos de caso relacionados a projetos de melhoria são uma ótima forma de aprendizado que habilita emocionalmente para execução de futuros projetos, identifica com precisão as lacunas de conhecimento, aprimora o processo de aprendizagem e mapeia as competências em gestão de projetos.
O Lean Seis Sigma é uma metodologia, amplamente utilizada por várias indústrias, para a condução de projetos de melhoria contínua. E todos os projetos, inclusive os que utilizam o Lean Seis Sigma, possuem um fator de risco associado aos mesmos e dessa forma, o gerenciamento de risco é de extrema importância.
A estimativa de prazo é uns dos riscos que devem ser avaliados, pois estimativas erradas impactam: no término, no resultado financeiro das melhorias efetuadas e nos custos dos projetos. Isso fica ainda mais evidente quando a estratégia da empresa de redução de custos e atendimento as necessidades dos clientes contempla a execução de vários projetos de melhoria durante o ano.
A gestão adequada do prazo dos projetos, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do programa de melhoria Lean Seis Sigma.
Portanto, o objetivo desse estudo foi realizar, por meio da Simulação de Monte Carlo, uma análise quantitativa do risco associado à estimativa de prazo, nos projetos de melhoria contínua de uma empresa multinacional do segmento industrial.