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Curso

FORMAÇÃO DE YELLOW BELTS

OBJETIVO

 

Formar profissionais em Lean Seis Sigma, na qualificação de Yellow Belt, capazes de desenvolver pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação nas organizações e de atuarem em conjunto com Green Belts e Black Belts nos projetos mais complexos como apoio ao programa de melhoria. O curso de Formação de Yellow Belts visa qualificar você para iniciar na carreira de melhoria contínua e a executar pequenos projetos na linha de frente dos processos.

 

CARGA HORÁRIA

 

A carga horária do curso é de 20 horas.

 

PÚBLICO ALVO

 

Esse curso é para você, profissional de qualquer área de atuação, que deseja aprender um método de definição, análise e resolução de problemas baseado em dados que o capacite a propor melhorias e soluções de menor complexidade em sua área de atuação.

 

Este treinamento também é indicado para você, estudante empenhado em obter um diferencial curricular para ingressar no mercado de trabalho, e para você que com muito esforço conseguiu concluir sua formação profissional já inserido no mercado de trabalho; e agora deseja migrar para a sua área de formação, como por exemplo, operadores que se formaram em administração, engenharia, finanças, etc. e precisam se diferenciar dos demais para alcançarem seus objetivos.

 

Como Yellow Belt Lean Seis Sigma você irá iniciar sua carreira como agente de melhoria contínua obtendo um diferencial na carreira e entregando os resultados esperados por sua empresa.

 

SEJA UM YELLOW BELT LEAN SEIS SIGMA E IMPULSIONE SUA CARREIRA

 

O objetivo final do Lean Seis Sigma é fazer o negócio ser bem-sucedido, principalmente pela melhora do desempenho financeiro.

 

Nesse sentido o profissional capaz de analisar e solucionar problemas, liderar equipes, propor e implementar melhorias, executar projetos e trazer mais resultados para a empresa, é cada vez mais procurado pelas organizações.

 

Mas infelizmente, sem um método estruturado para resolução de problemas e implementação de melhorias muitos profissionais se frustram no meio do caminho.

 

Pior ainda é a situação dos profissionais no início da carreira (estudantes) ou dos que desejam mudar de área (recém-formados que atuam em áreas diferentes de sua formação) e que precisam apresentar resultados satisfatórios para alcançarem seus objetivos ou provarem seu valor profissional.

 

COMPETÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

No dia a dia das empresas nos deparamos com muitos problemas que precisam ser resolvidos rapidamente.

 

E acredite, independente do segmento de mercado que você atua ou pretende atuar ou do porte de sua empresa, os problemas existem!!!

 

E na contramão disso tudo, a competência de resolução de problemas está longe de estar bem desenvolvida entre nossos técnicos, engenheiros e gestores de todos os níveis.

 

Tristemente, a resolução de muitos dos problemas e execução de projetos de melhoria são baseados na experiência e nos “achismos”.

 

Fato esse que abre grandes oportunidades para profissionais que sabem lidar com problemas de forma metódica, baseado em fatos e dados ao invés das tradicionais abordagens de tentativa e erro, exaustivamente comprovadas como ineficientes.

 

Recentemente no relatório The future of Jobs do Fórum Econômico Mundial onde são listadas as competências profissionais mais exigidas pelo mercado foi apontado que em 2022 não menos que 54% de todos os funcionários exigirão um aumento significativo na qualificação e requalificação e a competência de resolução de problemas complexos aparece na lista das mais importantes.

 

DIFERENCIAL NA CARREIRA

 

Em razão da importância de se estar preparado para o mercado de trabalho, o Lean Seis Sigma tornou-se um diferencial de carreira ao longo dos anos.

 

Lean Seis Sigma é uma estratégia abrangente, poderosa e eficaz adequada para a solução de todos os tipos de problemas relacionados à melhoria de processos e produtos.

 

Ao reduzir o desperdício em um processo, o Lean pode ajudar um negócio a ser mais eficiente, o que normalmente é medido por um fluxo e produtividade melhorados (para pessoas, máquinas ou equipamentos).

 

Da mesma forma, o Seis Sigma pode ajudar uma empresa a ser mais eficaz, reduzindo a variação na saída de um processo, o que normalmente é medido pela melhoria da qualidade e precisão para atender às necessidades do cliente e pela redução de produtos não conformes.

 

O LEAN SEIS SIGMA NÃO É SOMENTE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA

 

O Lean Seis Sigma baseia-se em métodos testados e reais, que vem sendo utilizados a décadas. As ferramentas são tipicamente aplicadas com um modelo simples para melhoria de desempenho, conhecido como Definir-Medir-Analisar-Melhorar-Controlar (DMAIC – Define, Measure, Analyze, Improve, Control).

 

Resumidamente: Inicialmente é definido o objetivo da atividade de melhoria (definir), em seguida o sistema existente é medido (medir), depois o sistema é analisado para identificar maneiras de eliminar a distância entre o desempenho atual do sistema ou processo e o objetivo desejado. Feito isso, o sistema é melhorado (improve) e depois o novo sistema passa a ser controlado (controlar).

 

O DMAIC PODE SER UTILIZADO EM INÚMERAS SITUAÇÕES

 

  • Resolver problemas complexos e estratégicos, sem solução conhecida;
  • Resolver problemas de maneira coletiva;
  • Atender as necessidades reais do negócio e dos stakeholders;
  • Diminuir os riscos da implementação;
  • Trabalhar o pensamento analítico e inovação;
  • Gerar exposição pessoal de talentos (realizando projetos de sucesso);
  • Maximizar a visão de negócio dos líderes e membros de projeto.

 

As ferramentas utilizadas e muitos dos métodos aplicados são conhecidos dos profissionais da qualidade, mas a estruturação do programa e o foco na redução de desperdícios e da variabilidade do processo tornam o método Lean Seis Sigma único e extremamente eficaz.

 

SEJA UM PROFISSIONAL RECONHECIDO E VALORIZADO PELA CAPACIDADE DE GERAR RESULTADOS E RESOLVER PROBLEMAS

 

O treinamento de formação em Yellow Belt Lean Seis Sigma é indicado para profissionais que visam iniciar na carreira de melhoria contínua e executar pequenos projetos de melhoria em sua empresa impulsionando os resultados dos seus processos e de suas carreiras.

 

Todas as operações não importam quão bem gerenciadas sejam, podem ser melhoradas.

 

Produtos e serviços apresentam características que definem seus desempenhos com relação às exigências ou expectativas do consumidor.  A qualidade de um produto ou serviço é avaliada com base nessas características e está relacionada à perda para a sociedade durante seu ciclo de vida.

 

perda sofrida pelo cliente pode ser experimentada de diversas formas, mas geralmente ela consiste na perda da função do produto/serviço ou de suas propriedades. Se o produto/serviço não apresenta o desempenho esperado, o consumidor percebe que sofreu uma perda e muito provavelmente não comprará mais esse produto ou serviço.

 

Isso é uma realidade nos dias de hoje e todas as empresas que desejam continuar no mercado estão adotando metodologias de melhoria contínua e cabe a você e somente a você, buscar esse conhecimento e colocá-lo em prática, independente da sua função na empresa. É uma oportunidade enorme de mostrar seu valor.

 

Enfim, como Yellow Belt Lean Seis Sigma você irá iniciar sua carreira como agente de melhoria contínua obtendo um diferencial na carreira e entregando os resultados esperados por sua empresa.

 

MOTIVOS PARA SE CERTIFICAR YELLOW BELT PELA LEAN SEIS SIGMA BRASIL NÃO FALTAM

 

EMPREGABILIDADE

Devido a globalização e a competitividade cada vez maiores do mercado atual, as empresas estão reformulando suas estratégias para sustentar suas vendas e lucros. Ter a capacidade de gerar resultados solucionando problemas e atuando diretamente na melhoria de produtos, processos e serviços é a maior comprovação de competência profissional principalmente em momentos de crise e desemprego.

 

REMUNERAÇÕES MAIORES

Profissionais com a competência de resolução de problemas e melhoria contínua são valorizados pelo mercado de trabalho e consequentemente tendem a ter melhor remuneração.

 

VERSATILIDADE

A metodologia Lean Seis Sigma foi desenvolvida para ser aplicada nos mais diversos setores do mercado, podendo ser utilizado em processos industriais ou de serviços, na resolução de problemas, no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria contínua das organizações.

 

MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

O Lean Seis Sigma conta com um método estruturado e profundo de solução de problemas e com ferramentas estatísticas para lidar com a variabilidade. Além disso, todas as atividades são cuidadosamente avaliadas e repensadas para eliminar interrupções de qualquer tipo para que o fluxo de valor prossiga suave e continuamente até o cliente.

 

PENSAMENTO ANALÍTICO

O pensamento analítico é uma das principais competências desenvolvidas durante o aprendizado do Lean Seis Sigma. Essa competência fará parte da caixa de ferramentas do Yellow Belt desde o início de sua formação e o acompanhará durante sua atuação profissional. Além disso, é uma das principais competências destacadas no relatório The future of Jobs e é cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho.

 

COLOCAMOS O QUE HÁ DE MELHOR NA SUA CAIXA DE FERRAMENTAS PARA QUE VOCÊ TENHA UM DIFERENCIAL NA CARREIRA

 

Nós, da Lean Six Sigma Brasil, trazemos o que há de melhor em nossos treinamentos para que você adquira um conhecimento sólido como Yellow Belt e possa executar projetos Lean Seis Sigma de pequeno porte, assim como auxiliar Green Belts e Black Belts na condução de projetos de maior complexidade, utilizando técnicas adequadas para a solução de problemas relacionados à melhoria de processos e serviços de forma estruturada por toda a organização.

 

Nós verdadeiramente acreditamos que esse conhecimento pode mudar os rumos da sua carreira assim como transformou de milhares de pessoas e organizações.

 

EMENTA DO CURSO

 

A ementa do treinamento é baseada no Body of Knowledge (corpo de conhecimento) da certificação de Yellow Belt da CSSC (Council for Six Sigma Certification).

 

Introdução

  • Introdução ao Lean Seis Sigma.
  • Seis Sigma.
  • Lean Manufacturing.
  • Onde aplicar o Lean Seis Sigma.
  • Como o Lean Seis Sigma funciona.
  • Gestão por fatos e dados.
  • Papéis e responsabilidades. 

Etapa Definir

  • Determinação da oportunidade/ Estado atual.
  • Project charter.
  • Determinação do objetivo e da meta do projeto.
  • Escopo do projeto.
  • Mapa SIPOC.

Etapa Medir

  • Conceitos básicos do Lean.
  • Mapeamento de processo.
  • Matriz de Causa e Efeito.
  • Plano de coleta de dados.
  • Estatística básica.
  • Conceito de controle estatístico do processo – CEP.

Etapa Analisar

  • 5 Porquês.
  • Sistema empurrado x sistema puxado.
  • Diagrama de causa e efeito.
  • Análises gráficas.

Etapa Melhorar 

  • Geração de soluções.
  • Seleção de solução.
  • Análise do modo de falha e efeitos (FMEA).
  • Pilotando soluções.
  • Condução de implementação de soluções. 

Etapa Controlar

  • Introdução ao controle.
  • Documentação.
  • Padronização, treinamento e auditorias.
  • Controle estatístico de processo.
  • Controle de resultados.
  • Encerramento do projeto.


[CURSO]

FORMAÇÃO DE YELLOW BELTS

Duração: 20 horas
Avaliação: Sim
Suporte: 3 meses
Entrega de Certificado
Investimento: de R$ 1197
por R$ 997

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