fbpx

Categoria: Blog

Como ocorre a sinergia entre o Lean Manufacturing e o Seis Sigma?

Marcelo Toledo • 22/01/2020 • 2 anos atrás

De acordo com Salah et al. (2010) a necessidade de aumento não apenas da qualidade, mas também de produtividade, fazem com que haja a busca pela melhoria contínua. E ainda, segundo Werkema (2012) a sinergia entre o Lean Manufacturing e o Seis Sigma (sendo ambas, as “abordagens” de melhoria mais discutidas atualmente) é usual e as empresas podem e devem aproveitar o melhor de ambas as estratégias.

 

Assim, a filosofia do Lean Manufacturing e a metodologia Seis Sigma vem ao encontro dessa imposição do mercado.

 

A junção dos atributos do Lean Manufacturing com as características do Seis Sigma propicia um maior desempenho organizacional, de modo mais condizente com a realidade competitiva atual, na busca de atingir uma maior qualidade e satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos no mercado (PINHEIRO; SCHELLER; MIGUEL, 2013).

 

Dessa forma, quando os conceitos oriundos dos dois programas se complementam, um grupo de características reforça as outras, permitindo a obtenção de ganhos maiores e mais rápidos.

 

De acordo com Werkema (2012), o Lean Manufacturing não conta com um método estruturado e profundo de solução de problemas e com ferramentas estatísticas para lidar com a variabilidade, aspecto que pode ser complementado pelo Seis Sigma.

 

No entanto, no Lean Manufacturing todas as práticas são elaboradas para eliminar e/ou reduzir os desperdícios de qualquer tipo para que o fluxo de valor até o cliente seja contínuo.

 

Já o Seis Sigma não enfatiza a melhoria da velocidade dos processos e a redução do lead time, aspectos que constituem o núcleo do Lean Manufacturing (WERKEMA, 2012).

 

Os pontos fortes do Lean Manufacturing e do Seis Sigma 

 

Os pontos fortes do Lean Manufacturing e do Seis Sigma, que mostram as oportunidades de coesão dos programas são apresentados no quadro abaixo.

 

Sinergia Lean e Seis Sigma

Figura 1 – Os pontos fortes do Lean Manufacturing e do Seis Sigma

 

A figura abaixo mostra como o Lean Manufacturing e o Seis Sigma, contribuem, conjuntamente, para a melhoria dos processos.

 

Figura 2 – Sinergia entre o Lean Manufacturing e o Seis Sigma.

 

  • Primeiro limpamos a casa eliminando atividades que não agregam valor (NVA ou “Non Value Added”).
  • Depois melhoramos o processo simplificado reduzindo a variação.

 

Sinergia Lean Manufacturing + Seis Sigma

 

Conforme Hansen (2013) o termo Lean Seis Sigma refere-se a mistura das ferramentas e conceitos da filosofia Lean e metodologia Seis Sigma, a fim de produzir uma abordagem mais ampla para a melhoria de processos, por meio da junção dos pontos fortes de cada um deles.

 

A figura 3 mostra uma possível forma de integração das ferramentas Lean ao método DMAIC.

 

Figura 3 – Integração das ferramentas Lean ao método DMAIC. Fonte: Werkema, 2012.

 

Quais resultados podem ser alcançados com o Lean Seis Sigma?

 

Os resultados obtidos por algumas das organizações que implementaram o programa Lean Six Sigma, têm despertado a atenção em diferentes ramos de negócios, principalmente, pelos resultados financeiros alcançados por estas empresas (GEORGE, 2002).

 

Os principais resultados do Lean Seis Sigma estão em quatro áreas:

  • Financeiro;
  • Benefícios para os clientes;
  • Benefícios para os empregados;
  • Efeitos na qualidade.

 

Referências

 

GEORGE, M.L. Lean six sigma, combining six sigma quality with lean speed. New York: McGraw-Hill, 2002.

HANSEN, M. Lean Six Sigma the StatStuff Way: A practical Reference Guide for Lean Six Sigma. Editora: Essentials Publishing, 2013.

PINHEIRO, T. H.; SCHELLER, A. C.; MIGUEL, P. A. C. Integração do Seis Sigma com o Lean Production: Uma análise por meio de múltiplos casos. Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.13, n. 4, p. 1297-1324, out./dez. 2013.

SALAH, S.; RAHIM, A.; CARRETERO, J.A. The Integration of six sigma and lean management. International Journal of Lean Six Sigma, v.1, n.3, p. 249-274, 2010.

WERKEMA, C. Lean Seis Sigma: Introdução as ferramentas do Lean Manufacturing. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012



Deixe seu comentário
© 2018 Lean Six Sigma Brasil. Todos Direitos reservados.
Desenvolvido por WF Multimídia